segunda-feira, 30 de julho de 2007

Turandot.

Um dos gostos mais peculiares que eu tenho são as óperas. Chego a arrepiar o último fio de cabelo escutando, e às vezes, até choro um pouco. Coisa de mulherzinha, eu sei. Mas Nessun Dorma, sempre foi de longe a ária mais linda que eu já ouvi na minha vida. E foram muitas as cenas que eu já chorei com ela, e curiosamente, como prefiro ouvir óperas do que assisti-las (talvez porque pela televisão não tenha graça, e que não tenhamos espetáculos desse porte por aqui)ouvi muitas vezes "assistindo" a diversas cenas. De um casal de patinadores na final do mundial até propagandas das coisas mais casuais. Mas enfim, Turandot, é uma ópera inacabada de Puccini. Ela foi terminada por um outro cara mais tarde, mas há controvérsias sobre a qualidade do final escolhido. Turandot é uma princesa chinesa, que não quer saber de homens. Em uma China de impérios das dinastias, o pai dela quer que ela case. Então, ela propõe que hajam algumas condições para que ela aceite qualquer pretendente: um jogo de advinhação, seriam 3 charadas propostas e caso o pretendente errasse qualquer uma, como prova de estar realmente disposto a casar com Turandot, seria imediatamente condenado à morte. Alguns pretendentes surgem, e logo, um deles erra um dos enigmas. Quando ele é encaminhado para a execução em praça pública a princesa pela primeira vez, surge. Nesse momento um Príncipe assistia a tudo e ele se apaixona por ela. E se dispõe a tentar vencer os enigmas e casar com ela. E o Príncipe Desconhecido acerta os três. Insatisfeitíssima, Turandot, não quer se casar com ele mesmo assim, e ele não quer que ela se case obrigada, então dá uma chance para que ela "se salve" ele propõe um único enigma que ela responda, caso acerte ele se entregará e poderá ser executado. Ele diz que ela tem até o dia seguinte pra descobrir o nome dele. E nessa noite sim, ela está desesperada para descobrir o nome dele, mas nunca ninguém o viu. E ela colocou toda a sua corte e seus empregados para percorrer a cidade atrás da informação. Nesta parte que é cantado "Nessun Dorma", ou seja, "ninguém durma". *Letra e tradução aqui:
Até que alguém se lembra que viu o jovem andando com uma moça e um velho...a moça se chama Liù. Turandot manda que a prendam e torturem até que diga o nome do Príncipe Desconhecido, e Liù morre sem dizer nada. E o final controverso é que ela não decifra o enigma a tempo, e o ponto alto seria quando o nome do Príncipe é revelado...ele se chamava Amor.


Lindo, né? Tudo isso, só pra mostrar um vídeo emocionante, capaz de arrepiar a nuca de qualquer um. Prova que as aparências enganam, e quando a gente menos espera uma pessoa que a gente não dá nada, nos surpreende. Esse cara do vídeo se chama Paul Pott. Ele é um cara da classe baixa inglesa, trabalha em uma cafeteria e como vendedor...Ele foi tentar um teste pra entrar no Britains Got Talent, algo como ídolos de lá. Ele chega tímido, de cabeça baixa, e os jurados fazem cara feia quando ele diz que vai cantar uma ópera.




Eu me arrepiei, chorei, fiquei encantada. E sim, ele ganhou esse programa.

Nenhum comentário: